O que é iluminação de cena
A iluminação de cena é um dos aspectos mais importantes na renderização 3D de imagens e vídeos 3D. Ela é responsável por criar a atmosfera e o clima desejado na cena, destacando os elementos principais e criando sombras e reflexos realistas.
Existem diferentes tipos de iluminação de cena, como a iluminação ambiente, que simula a luz natural do ambiente, a iluminação pontual, que destaca pontos específicos da cena, e a iluminação de preenchimento, que suaviza as sombras e realça os detalhes.
Um exemplo de iluminação de cena é a simulação de um ambiente externo ao entardecer, com tons alaranjados e sombras alongadas. Outro exemplo é a iluminação de um produto, destacando suas características e texturas de forma realista.
Como é utilizada
A iluminação de cena é utilizada em diversos projetos de renderização 3D, como na visualização arquitetônica de projetos residenciais e comerciais, na renderização de produtos para catálogos e e-commerce, e na criação de vídeos 3D para apresentações e tours virtuais.
Ela é fundamental para transmitir a sensação de realismo e imersão nas imagens e vídeos 3D, tornando os projetos mais atrativos e impactantes para os clientes e investidores.
Um exemplo de utilização da iluminação de cena é na renderização de uma planta humanizada de um empreendimento imobiliário, destacando os espaços e a distribuição dos ambientes de forma clara e atraente.
Inovações
Com o avanço da tecnologia, novas técnicas de iluminação de cena têm sido desenvolvidas para proporcionar resultados ainda mais realistas e impressionantes. Uma dessas inovações é a iluminação global, que simula a interação da luz com os objetos da cena de forma mais precisa.
Outra inovação é a iluminação baseada em física, que utiliza algoritmos complexos para calcular a propagação da luz e as interações com as superfícies, resultando em sombras e reflexos mais naturais.
Um exemplo de inovação na iluminação de cena é o uso de HDR (High Dynamic Range), que permite capturar uma ampla gama de luminosidade e reproduzir detalhes em áreas claras e escuras da cena com maior fidelidade.